Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O natal e suas tradições

Natal é sinônimo de reunir a família e os amigos para celebrar este momento tão especial. Já se tornou hábito entre as pessoas criar pratos tradicionais para a ceia e diferentes tipos de comemorações natalinas que variam em cada país.




Na Rússia, evita-se a carne enquanto na Jamaica há um grande uso de ervilhas. Na Alemanha come-se carne de porco e alguns pratos tradicionais de tempero forte também são muito comuns. Nos Estados Unidos, o peru é o prato mais tradicional desta época junto com as rabanadas, já na França pratos a base de molhos brancos, com ervilhas e grãos se fazem presentes todos os anos. Na Itália não pode faltar o peru, as massas tradicionais e um bom vinho tinto. E em Portugal o prato típico do Natal é o Bacalhau com Batatas e também o peru recheado. Aqui no Brasil, foram incorporadas várias receitas locais como a rabanada, o peru e o bolinho de bacalhau que chegou ao país com a colonização portuguesa.






Em relação às festividades não é diferente, cada país possui um costume diferente. Na Austrália, onde a época natalina acontecem durante o verão, as pessoas costumam fazer a ceia de natal nas praias. Na África do Sul, é comum fazer a ceia de natal em mesas colocadas do lado de fora das casas. No Brasil, cada família sustenta a sua tradição, porém na maioria das casa o costume é reunir-se na noite do dia 24 e permanecer juntos até a virada do dia.




O velho costume dita que se deve saborear cada prato de Natal, mesmo aquele que não é muito apreciado. De acordo com antigas crenças e tradições, mostrava-se, desta forma, o respeitar aos frutos da terra e os pratos preparados a partir deles. Este comportamento assegurava dispensas com estoques completos e protegia contra a fome.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A história do chopp

O nosso tão adorado chope ou chopp tem seu nome originário da Alemanha - Schoppen, o que quer dizer "copo de meio - litro", se denomina no Brasil, a cerveja sem pasteurização, servida sob pressão. A bebida possui mais de cinco mil anos e os antigos costumavam produzir-la para oferecê-lo aos deuses. Além disso, ele era utilizado pelas egípcias, que tinham a crença naquela época de que o chopp era uma verdadeira fonte da juventude, e também como pagamento aos trabalhadores. 




Com um sabor muito mais forte e uma coloração bem mais escura do que o chopp que conhecemos hoje, o chopp começou a desenvolver um aroma e sabor mais parecidos com os dos dias de hoje graças a monges católicos que os produziam nos mosteiros. 




Nós brasileiros, costumamos ter um caso de amor e ódio com o “colarinho”, aquela camada de espuma que encobre a bebida é na verdade, um importante componente, e deve ter por volta de três centímetros, de maneira que impossibilite que o calor interfira em sua temperatura. 




Para ser saboreado da melhor maneira, o ideal é que o chopp saia da máquina com temperatura entre 0 e 2º C, para que chegue à mesa com 3 ou 4º C e seja consumido entre 6 e 8º C, mas convenhamos, na hora de relaxar, o importante mesmo é estar na presença de pessoas queridas e um bom chopp. 

No Empório Santa Therezinha nós preparamos para você um ambiente descontraído e o melhor chopp da cidade! 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Damascos

Apesar de serem mais procurados durante a época natalina, os damascos são frutas que podem ser encontradas durante o ano inteiro , tanto enlatados, como secos. 



Pequenos e arredondados, possuem casca e polpas amarelas, podendo ser pouco alaranjadas. Tem alto poder antioxidante, isento de gordura e sódio e rico em fibras. É rica em vitamina A devido à presença de beta-caroteno, três vezes mais potássio e oito vezes mais ferro. Portanto é uma ótima fonte de vitaminas e minerais.


Entre seus benefícios estão a prevenção de doenças do coração, osteoporose, anemia, câncer e enfartes. É muito saudável para a pele, membranas, mucosas e para a visão

As sementes também são ricas em proteínas e gorduras. Preparadas de maneira correta como picadas, moídas ou misturadas com mel podem trazer longevidade. O damasco também serve de matéria prima para a fabricação de alguns produtos, tais como óleo para cozinhar e loções faciais.








O damasco em si já é uma delícia, porém, existem maneiras de continuar a aproveitar seus benefícios e variar o cardápio com receitas apetitosas que com certeza irão conquistar você e sua família pelo estômago. No Empório Santa Therezinha você encontra esta e outras frutas secas tão procuradas para a época mais gostosa do ano!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Panetones: Tradição e sabor.

Festas de fim de ano são sinônimos de confraternizações entre as pessoas. E não há nada melhor que celebrar com familiares, amigos e uma ceia bem farta! O item que não pode faltar na mesa de nenhum brasileiro é o Panetone. 




Este pão doce recheado com frutas cristalizadas só costuma aparecer nas terras tupiniquins durante a época natalina e já se tornou tradição saboreá-lo na hora da ceia. Hoje em dia não há desculpas para não se entregar ao sabor dos panetones, pois já foram desenvolvidas receitas para os donos dos mais diferentes paladares. Já existem no mercado chocotones, sorvetones e para os fãs mais ousados deste pão italiano, ainda há opções de sabores salgados.




Longe de ser um pão comum devido à sua textura e ao seu formato, um dos segredos do Panetone colecionar tantos fãs pelo o mundo é devido ao seu processo de fabricação. A massa passa por um processo de fermentação natural, o que garante uma consistência macia.




Não se sabe ao certo a real história de como o panetone foi criado. O que há são lendas de sua criação.

A mais famosa é a história de amor do século 15, onde um rapaz milanês membro da família Atellini se apaixonou pela filha de um padeiro chamado Toni. O homem não aprovava o namoro, então o rapaz, para impressionar, disfarçou-se de ajudante de padeiro e inventou um pão naturalmente fermentado, com frutas, de extrema delicadeza e de sabor especial. O jovem presenteou o futuro sogro com o pão, que passou a ser vendido com sucesso. Primeiro como pão da padaria do Toni, depois como pão do Toni e com o tempo, simplesmente, Panetone.




Depois de entender um pouco mais sobre esta iguaria, fica mais fácil escolher o sabor para a ceia deste ano. Venha ao Empório Santa Therezinha e prepare-se para esta época do ano tão especial!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Especiarias

As especiarias são temperos utilizados não só para conservar os alimentos e realçar o seu sabor, mas também como medicamentos, perfumes, incensos etc. Exemplos de especiarias são pimenta, gengibre, cravo, canela, açafrão entre outras.





Na época das navegações eram compradas secas e dessa forma utilizadas. Sua grande durabilidade e resistência a mofos e pragas tornaram possível e próspero o seu comércio: suportavam por meses e até anos as travessias por mar ou terra sem perder as qualidades aromáticas e medicinais.





A alta culinária desde a descoberta das ervas e especiarias sempre as valorizaram e até hoje as utiliza com fim de valorizar seus pratos, seja com uma decoração mais sofisticada ou para simplesmente destacar o sabor do alimento.




Os benefícios do uso das especiarias em geral não para na cozinha. Estes produtos são uma boa opção para hipertensos, que necessitam reduzir o sal da alimentação.





Desde as mais picantes pimentas até as ervas mais suaves e refrescantes, todas elas você encontra aqui no Empório Santa Therezinha!

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dia da Alimentação


 Neste dia 16 de outubro, dia mundial da alimentação, a nossa dica para você ser mais saudável utiliza a tecnologia. Foi criado um aplicativo para iOs direcionado especialmente para os hábitos alimentares dos brasileiros. O NutraBem Mobile ajuda você a controlar o consumo de calorias e equilibrar a sua alimentação para assim atingir sua meta de peso e/ou percentual de gordura corporal. 



 E para comer sem peso na consciência o aplicativo te ajuda facilitando a rotina alimentar de quem se importa realmente com a saúde. Nutrabem Mobile oferece muito mais do que o simples cálculo das calorias consumidas: ele propõe uma reeducação alimentar que irá ajudar você a fazer as melhores escolhas nas refeições e conquistar um perfil nutricional saudável e bem equilibrado. 



Hoje em dia é perceptível que a quantidade de brasileiros preocupados com sua alimentação, aparência e condição física vem crescendo demasiadamente, foi justamente pensando nessas pessoas que o Empório Santa Therezinha tem em seu cardápio saladas das mais variadas combinações e sabores.


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Geléias de Vinho

A Casa de Madeira lançou as geléias gourmet feitas a partir das safras de vinho da Casa Valduga. Sem aromatizantes e conservantes, as geléias são produzidas artesanalmente (50% de vinho e 50 % de açúcar), reproduzindo o intenso sabor das uvas. 


Se harmonizam muito bem com alimentos, tal como o vinho. Além da praticidade na hora de servir, acompanhando muito bem carnes vermelhas, lombo suíno, salada verde, grelados e sobremesas.



Geléia de Malbec

Os fãs do vinho elaborado com esta uva de origem francesa agora poderão degustar toda sua potência em forma de uma delicada iguaria: geleia Casa de Madeira Extra Gourmet Malbec. Obtida por meio da concentração do vinho Malbec envelhecido em carvalho francês e assinado pela Valduga, esta geleia é um convite para as mais variadas e ousadas harmonizações.




Os fãs do vinho elaborado com esta uva de origem francesa agora poderão degustar toda sua potência em forma de uma delicada iguaria: geleia Casa de Madeira Extra Gourmet Malbec. Obtida por meio da concentração do vinho Malbec envelhecido em carvalho francês e assinado pela Valduga, esta geleia é um convite para as mais variadas e ousadas harmonizações.



Geléia de Cabernet Sauvignon

Elaborada a partir da concentração do vinho Cabernet Sauvignon da vinícola Casa Valduga, a geleia Casa de Madeira Extra Gourmet Cabernet Sauvignon traz toda a tipicidade aromática e gustativa deste nobre tinto em um legítimo produto gourmet.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Bacalhau

Aqui no Brasil, o hábito de comer bacalhau veio com os portugueses, ainda na época do descobrimento.

Existem registros de que em 1981, intelectuais da época, liderados por Machado de Assis, reuniam-se todos os domingos em restaurantes do centro do Rio de Janeiro para comer um autêntico "Bacalhau do Porto" e discutir os problemas brasileiros.

Hoje em dia, o bacalhau está totalmente incorporado à cultura culinária brasileira e deixou de ser um prato somente da época de páscoa.

Todos os bons restaurantes oferecem em sua carta o nobre pescado e o bolinho de bacalhau é preferência nacional nos bares e botequins.




E, aqui no Empório, não poderia ser diferente, temos muitos pratos com bacalhau e diversas peças entre os melhores tipos da noruega.



De 15 a 23 de setembro estaremos participando do Barra Week. Aproveite e venha experimentar o nosso Arroz de Bacalhau + Mousse de Limão (p/ 2 pessoas) por R$ 72,90.


sábado, 8 de setembro de 2012

Queijos e Vinhos



  Uma combinação clássica e bem harmoniosa. Ótima opção para uma noite romântica ou para um momento descontraído entre amigos.



  A grande diversidade de queijos e rótulos de vinhos ampliam as possibilidades de combinações. Existem algumas regras, porém você deve combinar o que mais lhe agrada.



  Algumas dicas para fazer combinações mais harmoniosas:

- Queijos duros: De sabor mais forte e complexo precisam de vinhos mais encorpados.
- Queijos brancos moles: Combinar com Espumantes (para combinar a acidez, equilibrar o sal e dar refrescância), além da possibilidade de vinhos como Riesling e Gewürztraminer.
- Queijos azuis: O sal e potência destes queijos levam as combinações com vinhos desde tintos até os vinhos doces.



  Para realizar um bom “Queijos e Vinhos”, você vai precisar de uma tábua de frios, alguns talheres, taças e alguns tipos de queijo e vinhos, para não ficar monótono deve-se acrescentar também alguns pães e frutas, para que os convidados tenham alternativas.

  Ficou com vontade? Aqui no Empório você vai encontrar tudo o que precisa para fazer um delicioso “Queijos e Vinhos”.



  Siga nossas dicas, reúna os amigos e tenha uma noite agradável e saborosa!

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O poder das frutas secas e cristalizadas


Aqui no Brasil, muita gente só lembra das frutas secas e cristalizadas na época do Natal. Isso é um erro pois as frutas cristalizadas têm muitos benefícios e devem ser consumidas durante o ano inteiro.

Para a cristalização, é necessário fervê-las várias vezes, em seqüência, em uma calda espessa, até que o suco seja substituído por açúcar. Para obter a fruta seca, é preciso desidratá-la por métodos naturais ou artificiais, utilizando câmaras de ar, vapor, estufas, fornos ou expondo-a ao sol.

As frutas secas são as menos calóricas e têm maior concentração de frutose, fibras e nutrientes. Já as cristalizadas contêm mais calorias, pois em seu processo de fabricação é acrescentado açúcar, além de ter sido constatado em estudos recentes que consumir 100 gramas de frutas cristalizadas aumenta em até 15% os triglicerídeos no sangue e diminui em até 30% a oxidação nas artérias, algo fundamental para prevenir doenças cardiovasculares.

Conheça melhor os benefícios de algumas frutas secas e cristalizadas que temos aqui no Empório.

Tâmara: É rica em ferro, potássio, cobre, magnésio e cálcio. A tâmara é aconselhada para quem sofre de alterações hepáticas e de anemia. Atua também como suave laxante. Livre de colesterol, é uma ótima opção na luta contra o câncer. Ajuda, ainda, na prevenção de gripes, viroses e outros tipos de infecções.

Damasco: Esse tipo de fruta seca é rico em vitaminas A e B e ferro. Contêm poucas calorias, não têm gordura e é altamente nutritivo. 

Ameixa: É indicada no combate a hemorróidas e recomendada em casos de prisão de ventre. Rica em vitaminas do complexo B, também é indicada na prevenção de doenças como reumatismo e artrite. Contém fibras, vitamina C e potássio.



sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Queijos

A arte da fabricação de queijos começou faz tempo, muito antes do nascimento de cristo.

Os egípcios foram um dos pioneiros nesta arte, produziam queijos feitos de leite de vaca, cabra e ovelhas.

Porém foram os romanos os principais responsáveis pela maior divulgação dos queijos pelo mundo. Na expansão de seu Império eles levaram vários tipos à Roma. Elevaram o nível do queijo, transformando-o de simples alimento para uma iguaria indispensável nas refeições dos nobres e em grandes banquetes imperiais. O queijo primitivo era apenas o leite coagulado, desprovido de soro e salgado. A partir da Idade Média, a fabricação de queijos finos ficaria restrita aos mosteiros católicos, com novas receitas desenvolvidas por seus monges.

Ao longo dos tempos, o queijo evoluiu até os que conhecemos hoje. E se tornou um produto com apreciadores espalhados pelos quatro cantos do mundo.

Alguns tipos de queijo:

Brie

De origem francesa, também é conhecido como queijo de mofo branco, sua massa é macia e quebradiça, maturado externamente por fungos do gênero Penicillium, que lhe confere sua característica casca branca ou acinzentada e aveludada.



Gouda

De origem holandesa, seu nome é em homenagem à cidade onde foi criado. É feito com leite de vaca integral e pode ser maturado por 4 meses e até 3 anos. Quanto mais envelhecido mais intenso seu sabor e mais dura e seca sua massa. A aparência lembra o queijo prato, mas seu sabor é diferente e mais complexo. É suave e frutado, pouco ácido, seu sabor se revela após algumas mordidas.

Parmesão

De origem italiana, sua massa é dura com textura compacta, quebradiça e granulosa. É maturado por 1 ano. Seu sabor é franco, picante e muito aromático. Combina muito bem com vinho.





Aqui no Empório você encontra estes e muitos outros tipos de queijo, venha experimentar !

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Seu Pai merece o melhor !

Pai é aquele que sempre dá a mão quando você precisa.
Faz de tudo para o seu bem,
Pai é aquele que nunca diz sim para tudo,
Mas diz sim para aquilo que é seguro.


Pai é aquele que dá carinho
Que protege...
Que para seu bem se elege...
Pai é um amigo que nunca se encontra igual...


Pai é aquele que cuida
Que ensina a andar de bicicleta, 
jogar futebol e soltar pipa.


Seu pai já fez muito por você, não esta na hora de retribuir ? 


Aproveite que domingo é dia dos pais e retribua todo o carinho e dedicação que recebeu.


Fuja do tradicional, nada de carteira, meia e cinto de presente, seu pai merece mais, que tal um almoço gostoso em um lugar aconchegante ? 


Venha para o Empório Santa Therezinha saborear o nosso delicioso Arroz de Bacalhau, para acompanhar um bom vinho ou até mesmo aquela cervejinha bem gelada, contamos com uma grande carta de vinhos e cervejas, nacionais e internacionais.


Seu pai não gosta de bacalhau ? Não tem problema, temos outras opções em nosso restaurante.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Feijoada - O mais brasileiro dos sabores


Feijoada! Huuuum, só de ouvir falar, já da água na boca, mas nem sempre foi assim, dizem alguns historiadores que a feijoada surgiu com o repúdio dos portugueses pelas partes menos nobres dos porcos, como orelhas, rabo ou pés. Estes sendo rejeitados eram doados ao escravos que tinham uma alimentação a base de feijão e outro cereais, foi aí que tudo começou, de lá para cá, muita coisa mudou, a feijoada ganhou outras partes do porco e ótimos acompanhamentos, como a couve, farofa, bacon, arroz e aquela caipirinha bem brasileira.




A feijoada já faz parte do cardápio brasileiro e caiu no gosto do povo carioca faz tempo, não existe cardápio melhor para curtir o fim de semana na cidade maravilhosa!

E para começar o seu fim de semana com tudo, todos os sábados você encontra aqui no Empório Santa Therezinha uma deliciosa feijoada completa em porção individual ou para duas pessoas.

E para finalizar,  você pode saborear a refrescante caipirinha feita com cachaça artesanal ou um de nossos coquetéis de frutas com ou sem álcool, além de uma gostosa sobremesa! Experimente o nosso Bolo de rolo com sorvete de creme ou Creme de Papaia com Cassis.

Empório Santa Therezinha, onde você aproveita o seu fim de semana com qualidade e muito sabor.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

A História do Empório


Começou em 2004 no Mercado Municipal de São Paulo, um dos pontos históricos e turísticos de São Paulo, desde o início com muito êxito. A idéia foi inovadora pois, na época, o Mercado Municipal somente oferecia empresas de hortifrutigranjeiro. O charme do empório associado à variedade e qualidade de produtos criou um grande atrativo para novos consumidores. O nome, escolhido por um de seus sócios, homenageia a santa de devoção de seus pais.

A empresa cresceu e veio, então, a idéia: inovar mais uma vez! Associado ao empório, foi aberto no Parque Shopping Dom Pedro, em Campinas, um restaurante com todo requinte e sofisticação em um ambiente confortável, valorizando cada ingrediente com a alta qualidade de seus produtos.

Com o passar do tempo, um grande número de cariocas que conheceram as duas lojas em sua passagem pelas cidades paulistas passaram a frequentá-las em busca dos produtos exclusivíssimos e para saborear os pratos maravilhosos do restaurante. Esta demanda passou a gerar interesse no novo mercado do Rio de Janeiro e, em especial, do Recreio, região com o maior estouro de crescimento populacional nesta cidade.
Então, a pedido destes clientes amigos, em 2009, o Empório Santa Therezinha inaugurou sua unidade carioca em um dos bairros mais charmosos do Rio, onde o cliente se sente a vontade para degustar os produtos e desfrutar de um clima familiar neste ambiente tão agradável.