Este pão doce recheado com frutas cristalizadas só costuma aparecer nas terras tupiniquins durante a época natalina e já se tornou tradição saboreá-lo na hora da ceia. Hoje em dia não há desculpas para não se entregar ao sabor dos panetones, pois já foram desenvolvidas receitas para os donos dos mais diferentes paladares. Já existem no mercado chocotones, sorvetones e para os fãs mais ousados deste pão italiano, ainda há opções de sabores salgados.
Longe de ser um pão comum devido à sua textura e ao seu formato, um dos segredos do Panetone colecionar tantos fãs pelo o mundo é devido ao seu processo de fabricação. A massa passa por um processo de fermentação natural, o que garante uma consistência macia.
Não se sabe ao certo a real história de como o panetone foi criado. O que há são lendas de sua criação.
A mais famosa é a história de amor do século 15, onde um rapaz milanês membro da família Atellini se apaixonou pela filha de um padeiro chamado Toni. O homem não aprovava o namoro, então o rapaz, para impressionar, disfarçou-se de ajudante de padeiro e inventou um pão naturalmente fermentado, com frutas, de extrema delicadeza e de sabor especial. O jovem presenteou o futuro sogro com o pão, que passou a ser vendido com sucesso. Primeiro como pão da padaria do Toni, depois como pão do Toni e com o tempo, simplesmente, Panetone.
Depois de entender um pouco mais sobre esta iguaria, fica mais fácil escolher o sabor para a ceia deste ano. Venha ao Empório Santa Therezinha e prepare-se para esta época do ano tão especial!
Nenhum comentário:
Postar um comentário