Os egípcios foram um dos pioneiros nesta arte, produziam queijos feitos de leite de vaca, cabra e ovelhas.
Porém foram os romanos os principais responsáveis pela maior divulgação dos queijos pelo mundo. Na expansão de seu Império eles levaram vários tipos à Roma. Elevaram o nível do queijo, transformando-o de simples alimento para uma iguaria indispensável nas refeições dos nobres e em grandes banquetes imperiais. O queijo primitivo era apenas o leite coagulado, desprovido de soro e salgado. A partir da Idade Média, a fabricação de queijos finos ficaria restrita aos mosteiros católicos, com novas receitas desenvolvidas por seus monges.
Ao longo dos tempos, o queijo evoluiu até os que conhecemos hoje. E se tornou um produto com apreciadores espalhados pelos quatro cantos do mundo.
Alguns tipos de queijo:
Brie
De origem francesa, também é conhecido como queijo de mofo branco, sua massa é macia e quebradiça, maturado externamente por fungos do gênero Penicillium, que lhe confere sua característica casca branca ou acinzentada e aveludada.
Gouda
De origem holandesa, seu nome é em homenagem à cidade onde foi criado. É feito com leite de vaca integral e pode ser maturado por 4 meses e até 3 anos. Quanto mais envelhecido mais intenso seu sabor e mais dura e seca sua massa. A aparência lembra o queijo prato, mas seu sabor é diferente e mais complexo. É suave e frutado, pouco ácido, seu sabor se revela após algumas mordidas.
Parmesão
De origem italiana, sua massa é dura com textura compacta, quebradiça e granulosa. É maturado por 1 ano. Seu sabor é franco, picante e muito aromático. Combina muito bem com vinho.
Aqui no Empório você encontra estes e muitos outros tipos de queijo, venha experimentar !
Nenhum comentário:
Postar um comentário