Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O natal e suas tradições

Natal é sinônimo de reunir a família e os amigos para celebrar este momento tão especial. Já se tornou hábito entre as pessoas criar pratos tradicionais para a ceia e diferentes tipos de comemorações natalinas que variam em cada país.




Na Rússia, evita-se a carne enquanto na Jamaica há um grande uso de ervilhas. Na Alemanha come-se carne de porco e alguns pratos tradicionais de tempero forte também são muito comuns. Nos Estados Unidos, o peru é o prato mais tradicional desta época junto com as rabanadas, já na França pratos a base de molhos brancos, com ervilhas e grãos se fazem presentes todos os anos. Na Itália não pode faltar o peru, as massas tradicionais e um bom vinho tinto. E em Portugal o prato típico do Natal é o Bacalhau com Batatas e também o peru recheado. Aqui no Brasil, foram incorporadas várias receitas locais como a rabanada, o peru e o bolinho de bacalhau que chegou ao país com a colonização portuguesa.






Em relação às festividades não é diferente, cada país possui um costume diferente. Na Austrália, onde a época natalina acontecem durante o verão, as pessoas costumam fazer a ceia de natal nas praias. Na África do Sul, é comum fazer a ceia de natal em mesas colocadas do lado de fora das casas. No Brasil, cada família sustenta a sua tradição, porém na maioria das casa o costume é reunir-se na noite do dia 24 e permanecer juntos até a virada do dia.




O velho costume dita que se deve saborear cada prato de Natal, mesmo aquele que não é muito apreciado. De acordo com antigas crenças e tradições, mostrava-se, desta forma, o respeitar aos frutos da terra e os pratos preparados a partir deles. Este comportamento assegurava dispensas com estoques completos e protegia contra a fome.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A história do chopp

O nosso tão adorado chope ou chopp tem seu nome originário da Alemanha - Schoppen, o que quer dizer "copo de meio - litro", se denomina no Brasil, a cerveja sem pasteurização, servida sob pressão. A bebida possui mais de cinco mil anos e os antigos costumavam produzir-la para oferecê-lo aos deuses. Além disso, ele era utilizado pelas egípcias, que tinham a crença naquela época de que o chopp era uma verdadeira fonte da juventude, e também como pagamento aos trabalhadores. 




Com um sabor muito mais forte e uma coloração bem mais escura do que o chopp que conhecemos hoje, o chopp começou a desenvolver um aroma e sabor mais parecidos com os dos dias de hoje graças a monges católicos que os produziam nos mosteiros. 




Nós brasileiros, costumamos ter um caso de amor e ódio com o “colarinho”, aquela camada de espuma que encobre a bebida é na verdade, um importante componente, e deve ter por volta de três centímetros, de maneira que impossibilite que o calor interfira em sua temperatura. 




Para ser saboreado da melhor maneira, o ideal é que o chopp saia da máquina com temperatura entre 0 e 2º C, para que chegue à mesa com 3 ou 4º C e seja consumido entre 6 e 8º C, mas convenhamos, na hora de relaxar, o importante mesmo é estar na presença de pessoas queridas e um bom chopp. 

No Empório Santa Therezinha nós preparamos para você um ambiente descontraído e o melhor chopp da cidade! 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Damascos

Apesar de serem mais procurados durante a época natalina, os damascos são frutas que podem ser encontradas durante o ano inteiro , tanto enlatados, como secos. 



Pequenos e arredondados, possuem casca e polpas amarelas, podendo ser pouco alaranjadas. Tem alto poder antioxidante, isento de gordura e sódio e rico em fibras. É rica em vitamina A devido à presença de beta-caroteno, três vezes mais potássio e oito vezes mais ferro. Portanto é uma ótima fonte de vitaminas e minerais.


Entre seus benefícios estão a prevenção de doenças do coração, osteoporose, anemia, câncer e enfartes. É muito saudável para a pele, membranas, mucosas e para a visão

As sementes também são ricas em proteínas e gorduras. Preparadas de maneira correta como picadas, moídas ou misturadas com mel podem trazer longevidade. O damasco também serve de matéria prima para a fabricação de alguns produtos, tais como óleo para cozinhar e loções faciais.








O damasco em si já é uma delícia, porém, existem maneiras de continuar a aproveitar seus benefícios e variar o cardápio com receitas apetitosas que com certeza irão conquistar você e sua família pelo estômago. No Empório Santa Therezinha você encontra esta e outras frutas secas tão procuradas para a época mais gostosa do ano!